Descubra as maravilhas do bairro da Taquara, Rio de Janeiro

Taquara é um bairro autônomo de classe média localizado na região de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com uma área de 13 quilômetros quadrados e 102 mil habitantes, o bairro é conhecido por sua área verde, sua vizinhança tranquila e seu relevo cercado por montanhas.

Estação BRT Taquara
Estação BRT Taquara (Reprodução Internet)

História

O povoamento do bairro começou no final do século XVIII com a criação de chácaras, e sua urbanização ocorreu nos anos 1970. Em 1993, Taquara foi oficialmente separado de Jacarepaguá e tornou-se um bairro autônomo.

O nome do bairro é originário de uma espécie de bambu que era utilizado para fabricar cestos e que era comum na região. A sede da Fazenda da Taquara, propriedade da família do Barão de Taquara desde 1757, está localizada no bairro até hoje.

Infraestrutura

Taquara é o maior polo econômico de Jacarepaguá, com importantes lojas como Casas Bahia, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Casa & Vídeo, O Boticário, Leader, Lojas Americanas, Tele-Rio e Citycol, além de agências bancárias e outros estabelecimentos comerciais. Há também uma grande variedade de restaurantes, bares e lanchonetes, incluindo McDonald’s, Habib’s, Ravi’s, Domino’s, Oficina do Sabor, Hamburgaria Carioca, Froog’s, Bob’s, Spoleto, Koni Store e Dois Subway.

A região da Taquara é cercada por importantes vias, como a Avenida Nelson Cardoso e a Estrada dos Bandeirantes, que oferecem fácil acesso a outras partes da cidade. Além disso, há diversas opções de transporte público, incluindo linhas de ônibus e BRT.

Pontos turísticos

Um dos principais pontos turísticos de Taquara é o Parque Estadual da Pedra Branca, que fica nos arredores do bairro. Com mais de 12 mil hectares de área, o parque é o maior parque natural urbano do mundo e oferece diversas trilhas ecológicas para os visitantes.

Outra atração turística é a Fazenda da Taquara, que oferece um passeio pela história da região, com sua arquitetura colonial e seus jardins.

Pontos positivos e negativos

Entre as principais qualidades de Taquara, estão sua área verde e sua vizinhança tranquila. O bairro é uma ótima opção para quem busca um estilo de vida mais tranquilo, mas ainda assim próximo ao centro da cidade.

Por outro lado, o trânsito na Avenida Nelson Cardoso e na Estrada dos Bandeirantes pode ser bastante congestionado, o que pode dificultar a locomoção em determinados horários.

Conclusão

Taquara é um bairro autônomo de classe média localizado na região de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com uma grande variedade de estabelecimentos comerciais e opções de transporte público, o bairro é uma ótima opção para quem

busca uma vida tranquila e próxima à natureza. O Parque Estadual da Pedra Branca é uma das principais atrações da região, oferecendo uma experiência única de contato com a natureza. Além disso, a história do bairro é rica e interessante, com a Fazenda da Taquara ainda presente e aberta ao público para visitas.

Apesar dos congestionamentos na Avenida Nelson Cardoso e na Estrada dos Bandeirantes, Taquara é uma região com infraestrutura completa e com fácil acesso a outras partes da cidade. Se você está em busca de um lugar para morar ou passar um tempo na cidade maravilhosa, Taquara é uma excelente opção a ser considerada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *