Ser corretor autônomo ou trabalhar em imobiliária?

Uma pergunta frequente na mente de corretores iniciantes é: ser corretor autônomo ou de imobiliária? Para dar uma resposta definitiva a essa questão, elencamos prós, contras e também caminhos para ser produtivo como corretor.

A profissão de corretor de imóveis é, sem dúvidas, um caminho com grandes oportunidades, como já abordamos em: Vale a pena ser corretor? 5 Motivos para entrar no mercado imobiliário.

Mas, na hora de decidir seu modo de trabalho, é melhor optar por ser autônomo ou filiar-se a uma imobiliária?

Para isso, elencamos algumas características de cada uma das modalidades, assim, você poderá entender qual a melhor opção para o seu estilo de trabalho. O que veremos a seguir:

  • Oportunidades do setor imobiliário;
  • Prós e contras de ser um corretor imobiliário vinculado a uma imobiliária;
  • Prós e contras de ser um corretor imobiliário autônomo;
  • Como contornar os pontos negativos?

Então, preparado para descobrir qual a melhor opção para você? Vamos lá!

Oportunidades do setor imobiliário

O mercado imobiliário é um campo fértil de oportunidades para os mais diversos tipos de profissionais. Seja você um corretor generalista, focado em nichos específicos ou iniciante. 

Porém, para que você desfrute de todas as oportunidades do primeiro setor, é necessário traçar uma estratégia clara para suas metas. 

Existe um caminho traçado por muitos corretores de imóveis que: começam vinculados a imobiliárias e deixam esse vínculo após trabalharem no seu network e terem acesso aos seus próprios imóveis. 

É verdade que esse caminho tem dado certo para vários profissionais, mas com a tecnologia, é possível definir atalhos e caminhos completamente distintos. 

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter anos de experiência e muitos contatos para vender lançamentos e ter acesso a uma boa carteira de clientes e imóveis. Hoje, já existem opções de captação que estão além do tradicional. Veja mais sobre o assunto nos textos: 

Em resumo, as oportunidades existem de ambos os lados. Vamos discorrer mais sobre elas agora mesmo!

Prós e contras de ser um corretor imobiliário vinculado a uma imobiliária

As imobiliárias são, antes de mais nada, um banco de dados onde o corretor pode encontrar imóveis para alugar e vender e também encontrar clientes locatários e compradores. 

Podemos elencar como pontos positivos: 

  • Equipe de captação de imóveis;

Muitas imobiliárias têm equipes grandes de captação de imóveis. Fazendo com que, o trabalho do corretor seja muito mais focado no relacionamento e finalização da venda.

  • Documentação e processos jurídicos;

Em alguns casos, as imobiliárias disponibilizam um setor dedicado à etapa processual pós-venda:

  • Coleta de documentação;
  • Assinatura de contratos;
  • Repasses financeiros.

Entre muitos outros pontos de atenção, esse setor irá auxiliar o corretor e os clientes a finalizarem a compra. 

Pontos negativos:

  • Nicho reduzido

A princípio, imobiliárias trabalham com um raio de atuação reduzido. Tanto na questão de bairros, quanto na questão do valor dos imóveis. Isso reduz as opções que você tem como corretor. 

  • Divisão de comissão

Um dos pontos mais críticos de corretores que trabalham em parceria com imobiliárias é a divisão da comissão. A praxe do mercado é que ela seja feita em 50/50% – Metade da comissão para você, que fez todo o trabalho de venda e metade para a imobiliária, pela indicação do lead. 

Prós e contras de ser um corretor imobiliário autônomo

Com a tecnologia e facilidades na captação de imóveis e clientes, a taxa de corretores autônomos só cresce. Bem como, para exemplificar os motivos, vamos ver também os prós e contras de empreender no mercado imobiliário:

Pontos positivos de ser um corretor imobiliário autônomo. 

  • Comissão;

Uma das maiores vantagens de ser um ser corretor autônomo é: não dividir sua correção com ninguém. Ao mesmo tempo, ter acesso a todo vapor proveniente de suas vendas é, além de mais rentável, uma maneira de investir em sua carreira com mais facilidade e recursos. 

  • Escolha seu próprio nicho de imóveis;

Aluguel ou venda? Empresarial ou residencial? Alto padrão ou moradias populares? A escolha é sua! 

Corretores autônomos têm a decisão sempre em suas mãos. Então, a decisão sobre qual nicho atacar é tomada inteiramente por você.  Varie os nichos e lucre mais com ampla atuação de mercado.

Pontos negativos de ser corretor autônomo

Ser autônomo pode ser a escolha mais rentável, mas todo caminho tem seus desafios. Vamos conferir quais são os pontos negativos de ser corretor autônomo. 

  • Possível falta de estrutura

Não contar com a estrutura de uma imobiliária será um desafio. Todos os processos da venda serão de sua responsabilidade.

  • Captação de imóveis

Captar e verificar imóveis pode parecer uma tarefa fácil, mas não se engane, é bem trabalhoso.  Ficar responsável por captar e entrar em contato com todos os proprietários será uma tarefa corriqueira em seu dia a dia. 

Como contornar os pontos negativos?

Ser autônomo pode ser a maneira mais rentável de corretagem e para ajudar você a “driblar” as dificuldades é que criamos o Clube Imóvelp. 

Uma plataforma que dá estrutura ampla de captação de imóveis e também de clientes compradores, para que você foque seus esforços no que realmente importa: vender. 

Quais são as funcionalidades de nossa plataforma: 

  • Antes de mais nada, uma incrível captação de imóveis;
  • Captação premium direta com os proprietários;
  • Lista de clientes interessados em comprar e alugar;
  • Acesso a lançamentos e empreendimentos de construtoras assim como apartamentos de propriedade Loft;
  • Disponibilidade de site próprio para até 200 imóveis;
  • Cadastre até 200 imóveis no AZImoveis gratuitamente;
  • Da mesma forma, tenha acesso a parceria Imovelweb;
  • Financiamento com comissão de 0,3% para o corretor.

Essas são algumas das novidades que a Imóvelp traz ao mercado com seu clube. Nossa empresa nasceu da necessidade de otimização de tempo do corretor autônomo e facilidade para o proprietário que deseja vender seu imóvel. 

Com o Clube Imóvelp você tem acesso a mais de 110 mil imóveis captados e 23 mil imóveis validados. Assim além de mais de 3 mil fichas premium (solicitações enviadas pelos proprietários de imóveis). 

Em suma, aumente seu ticket médio e conte com a estrutura do Clube Imóvelp. 

Quer saber mais? Veja as vantagens do Clube Imóvelp clicando aqui, ou entre em contato por Whatsapp.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *