Realengo: conheça o bairro populoso e histórico do Rio de Janeiro

Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz) - Realengo
Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz) – Realengo (Crédito: Sd Lemos e Sd Murilo)

Realengo é um grande e populoso bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, delimitado pelo Maciço da Pedra Branca e a Serra do Mendanha. É conhecido por suas altas temperaturas, embora as noites de inverno sejam frias devido à proximidade com as serras.

A área atual do bairro foi definida em 1981, através do Decreto Número 3.158, com uma extensão de 2.605,42 hectares. Pertencente à Quinta Área de Planejamento, Realengo dá nome à XXXIII Região Administrativa da cidade do Rio de Janeiro, que também inclui os bairros de Deodoro, Jardim Sulacap, Vila Militar, Magalhães Bastos e Campo dos Afonsos.

Origem do Nome Realengo

Há várias versões para a origem do nome do bairro. Segundo uma delas, o nome “Realengo” se origina da denominação da região imperial que era “terras realengas de Campo Grande”, do germânico “realenga”, que nomeava tudo que estava longe do poder real. Entretanto, seu nome é uma abreviatura do nome “Real Engenho”, um dos subúrbios da Estrada de Ferro Central do Brasil. Como o nome não cabia inteiro na placa no alto dos bondes, ficou abreviado na placa: Real Engº. Com o tempo, as pessoas passaram a chamar este bonde de Realengo, assim consolidando o nome deste subúrbio.

História do Bairro Realengo

O bairro teve como seus primeiros povoadores escravos e emigrantes portugueses da ilha dos Açores, que se dedicaram à agricultura, levando produtos como açúcar, rapadura, álcool e cachaça pelo porto de Guaratiba. Ao contrário das regiões limítrofes, não houve engenhos em Realengo, e a cana-de-açúcar colhida na região era processada em engenhos situados em outros bairros.

A oficialização e criação de Realengo ocorreram em 20 de novembro de 1815, segundo documentação oficial. Em 2 de outubro de 1878, foi inaugurada a Estação de Realengo da Estrada de Ferro Dom Pedro II, hoje conhecida como Central do Brasil. Essa estação ferroviária, juntamente com a Praça Padre Miguel, são os principais pontos de referência do bairro.

Curiosidades sobre Realengo

O bairro Realengo é marcado por uma grande diversidade cultural, abrigando várias escolas de samba e blocos de carnaval. A Semana de Realengo é celebrada desde 2002, a fim de homenagear o bairro. Seu patrimônio histórico e cultural inclui a Igreja de São Sebastião de Realengo, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Teatro Mário Lago e a Praça Padre Miguel.

Realengo é um bairro que oferece muitas opções de lazer e comércio, com diversos shoppings centers e um polo gastronômico, o Polo Gourmet. É um local de fácil acesso, com uma estação de trem e várias linhas de ônibus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *