Dicas de especialistas para decorar a sua casa no inverno

Saiba como tornar o seu lar um ambiente mais acolhedor na estação mais fria do ano

Além dos aquecedores e lareiras, há ainda outras formas de deixar o clima da casa mais aconchegante para curtir o friozinho da estação. Tapetes, papéis de parede, mantas e almofadas, por exemplo, dão um toque especial à decoração da casa, para acolher os amigos ou mesmo para passar pelos dias mais gelados com conforto.

A dica da arquiteta Roberta Moura neste ano é apostar nos tons de cinza. “O cinza é a grande cor do outono e do inverno. É um tom neutro, que pode ser usado na composição de diferentes estilos, fazendo ótimas combinações de cores. Vale a pena também experimentar um degradê do cinza, indo do escurão até o mais claro”, diz. Essa é uma cor que vai bem tanto nas combinações para ambientes clássicos quanto modernos. Para colorir um pouco, vale usar objetos em tons de cobre. A designer de interiores Roberta Devisate sugere também a combinação do vermelho, do coral, do azul royal e do verde acqua ao cinza. Os tons fendi, off-white e nude, que se destacaram nas últimas estações tanto nas roupas quanto na decoração, continuam em alta.

“As linhas retas prevalecem em mobiliários e marcenarias sem perder em conforto e praticidade, mas o aconchego das fibras naturais, das madeiras, tapetes e tecidos macios são indispensáveis”, aconselha a designer. Plantas e móveis de fibra fazem uma combinação charmosa na hora de criar um cantinho especial para receber os dias mais frios do ano. A arquiteta e decoradora Zoe Gardini afirma que enfeitar a casa com flores da estação é uma tática barata que dá ótimos resultado. “A minha dica é colocar muita folhagem e trazer aquelas samambaias que estavam do lado de fora da casa para dentro”, afirma. Os lírios também são boa pedida para essa época do ano. Além disso, aproveite a luz do sol para aquecer e iluminar a casa durante o dia.

Na sala, as estampas de animais chegam com força total em almofadas e tapetes. As estampas de peles de onças, tigres e zebras invadiram o guarda-roupa e a casa acompanhou a tendência. Também como na moda, surgem na decoração os acabamentos em matelassê, as rendas e os plissados. A combinação do clássico e do contemporâneo está em alta e traz originalidade à casa. Para o lavabo, espalhe velas por todos os cantos.

Nesta estação, você também pode abusar dos papéis de parede. Há opções em linho, couro, treliçado, com aspecto metalizado e com efeitos retro, como o capitonês. Mas, antes de aplicá-lo, verifique se a superfície da parede está lisa e limpa. Passe a régua alisando bem, para não formar bolhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *