Dados e curiosidades do Bairro Santana/SP

Dados do Bairro Santana : Santana é um bairro do município de São Paulo, situado na zona norte. Ele está no Distrito homônimo, tem área de 12,6 km2. A população é de 118.797(2010) e sua densidade demográfica é de 9.428 Hab/Km2.

Bairro Santana/SP
Bairro Santana/SP

Curiosidades do Bairro Santana : A origem do bairro foi a Fazenda de Sant’Ana, fundada pela Companhia de Jesus. O nome da fazenda era uma homenagem a Santa Ana, mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Seus limites eram a partir das imediações do Jardim da Luz, seguindo o Rio Guaré (atual Tietê) e terminando aproximadamente em Mairiporã. Ali foram estabelecidos alguns centros de plantação e criação de animais e uma capela com a imagem de Sant’Ana. Em 1673, tornou-se a fazenda mais importante do Colégio de São Paulo. Em 1821 a sede da fazenda era conhecida como Solar dos Andradas. Foi ali que José Bonifácio de Andrada e Silva teria redigido manifesto paulista que ajudou na declaração do Dia do Fico  – ato político do imperador Dom Pedro I realizado no dia 9 de janeiro de 1822  que antecedeu a independência do Brasil em 7 de setembro do mesmo ano.

Entre as principais vias de acesso encontram-se: Avenida Cruzeiro do Sul, que tem três estações de metrô, além de muitas lojas, shopping, colégios, museus e a Biblioteca de São Paulo. Rua Voluntários da Pátria, em homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na guerra da Tríplice Aliança ( Guerra do Paraguai) . É uma das ruas mais importantes da Zona Norte que começa na marginal Tietê e vai até o Manadaqui. Avenida Braz Leme e Avenida Engenheiro Caetano Álvares que reúne diversos bares e restaurantes.

Avenida Braz Leme – crédito Tecnisa

Alguns dos principais pontos em destaques de Santana são: Parque da Juventude , inaugurado em 2003, que substituiu o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. Possui ampla área verde, instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, espaço canino e espaço aberto para shows e eventos. O espaço abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos. Aeroporto Campo de Marte, que opera exclusivamente com a aviação geral, taxi aéreo e executiva. Ali está sediado o Aeroclube de São Paulo,uma das mais antigas escolas de aviação civil em funcionamento no Brasil. Sambódromo do Anhembi, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1991. Possui 530 metros de comprimento e 14 metros de largura. Conta com um piso de concreto estrutural antialagamento, e tem capacidade para aproximadamente 30.000 pessoas em suas arquibancadas e camarotes. Palácio das Convenções do Anhembi, complexo cultural-comercial localizado na Avenida Olavo Fontoura. São 400 mil metros quadrados de área total. Ali ocorrem 30% dos eventos que acontecem no Brasil. Seus espaços recebem mais de mil eventos por ano, dos mais diversos gêneros e portes. Estima-se que circulam, pelo Anhembi, mais de 10 milhões de pessoas/ano

Você é proprietário de um imóvel em Pinheiros? Venda ou alugue mais rápido pelo Imóvel do Proprietário. Atráves de um único anúncio, ele poderá ser conectado automaticamente a mais de 15 sites e corretores especializados. Além disso você pode contratar alguns serviços para lhe ajudar na divulgação do seu imóvel: análise prévia documental com aplicação do Selo Imóvel Legal no seu anúncio e fotos profissionais que serão destaque nos inúmeros classificados e sites publicados. Gostou? Não perca tempo e anuncie. É Grátis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *