Asa Sul, Brasília – DF: um bairro residencial e nobre de Brasília

A Asa Sul é um bairro da região administrativa de Brasília, no Distrito Federal. É uma das partes da cidade com predominância residencial no projeto de Lúcio Costa e seu nome vem da sua localização no Plano Piloto, ao sul do Eixo Monumental. É uma das áreas tombadas pela UNESCO como Patrimônio Mundial. A Asa Sul é o bairro mais populoso do Plano Piloto, com 175 mil habitantes. O bairro é limitado pelo Lago Paranoá, a leste, e pelo Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a oeste.

O Palácio Itamaraty — Ministério das Relações Exteriores
O Palácio Itamaraty — Ministério das Relações Exteriores

Como Asa Sul é conhecida

A Asa Sul é conhecida como o pulmão do Distrito Federal e é uma das áreas residenciais mais nobres da capital federal. O bairro é cortado pelo Eixo Rodoviário, conhecido como “Eixão”, e pelas vias W3 Sul e L2, com bastante comércio em suas adjacências. Quase tudo tem seu lugar próprio na Asa Sul, nas quadras 100, 200 e 300 estão até 11 prédios com seis pavimentos cada. São estas as áreas mais valorizadas. As casas estão localizadas apenas nas quadras 700.

O que fazer no bairro Asa Sul

O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek é uma das principais atrações do bairro e é a maior área verde urbana do país, com 4,2 milhões de m². Os moradores da Asa Sul podem desfrutar de quadras poliesportivas, pistas de cooper, ciclovias, um lago para pedalinhos e pesca, entre outras opções de lazer.

O bairro conta com diversos teatros, como a Escola Parque, o Teatro Garagem, o Teatro dos Bancários, o Centro Cultural da Caixa e o Teatro Dulcina. A oferta de transporte público é boa, com o sistema de ônibus eficiente e horários específicos para circular pelas quadras. Além disso, a Asa Sul é a única parte do Plano Piloto servida plenamente pelo metrô do Distrito Federal.

Comércio no bairro Asa Sul

Não é necessário sair do bairro para encontrar comércio de todo tipo, escolas ou hospitais. Além das inúmeras opções de lojas de rua, há ainda os centros comerciais Parkshopping e Pátio Brasil. Uma curiosidade da região é a presença de ruas específicas de comércio, como a Rua das Farmácias, encontrada na 102 Sul e 302 Sul, a Rua dos Restaurantes, nas 209 e 210 Sul, e a Rua das Luminárias, nas 109 e 110 Sul.

A Asa Sul é uma região que concentra escolas particulares, como o Centro Educacional Sigma, o Centro Educacional Leonardo da Vinci e Colégio Galois, e escolas públicas para ensino fundamental e médio. A região ainda abriga faculdades, como a Universidade UDF, e cursos preparatórios e de idiomas.

Há uma grande concentração de clínicas médicas, consultórios e hospitais particulares e públicos, como o Hospital da Asa Sul, o Hospital de Base, o Hospital Regional da Asa Sul, o Hospital Materno Infantil de Brasília e o Hospital São Lucas na região.

Curiosidades

A história da Asa Sul também é marcada pela presença de instituições importantes, como o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e a Catedral Metropolitana de Brasília, uma das obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer.

Além disso, a Asa Sul é conhecida por ser um bairro seguro, com baixos índices de criminalidade, e por sua diversidade cultural, com uma grande presença de artistas e intelectuais. O bairro também é palco de diversas manifestações e protestos políticos, por estar próximo aos principais prédios do governo federal.

Em resumo, a Asa Sul é um bairro residencial e nobre de Brasília, que oferece uma excelente qualidade de vida aos seus moradores, com uma grande variedade de serviços, comércio, lazer e cultura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *