O Secovi-SP promoveu, no dia 10/11, o Encontro Secovi-SP do Mercado Imobiliário da Baixada Santista, reunindo representantes do setor, empresários, autoridades e profissionais do mercado na sede da AEAS – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos.
Com o tema “Smart Leads, Smart Sales: O Imobiliário na Era da Inteligência Artificial”, o evento destacou as transformações digitais que vêm impactando as estratégias de vendas, relacionamento e gestão das empresas do setor.
A abertura contou com a presença do vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes Cesar, e do diretor regional do Secovi-SP na Baixada Santista, Carlos Meschini, que ressaltaram a importância do diálogo regional e do fortalecimento da representatividade institucional na região.
Em sua fala, Carlos Meschini enfatizou que o Secovi-SP tem atuado de forma cada vez mais próxima dos associados, do poder público e das demais entidades do setor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado imobiliário local. Já Frederico Marcondes Cesar destacou o papel da entidade na disseminação de conhecimento e boas práticas que auxiliam os empresários a enfrentar novos desafios.
“A pesquisa apresenta um norte ao empresário, com uma fotografia da realidade do mercado atual. Quanto à inteligência artificial, precisamos ter em mente que não temos que mudar, mas, certamente, teremos de concorrer com quem muda e se atualiza”, afirmou Frederico.
A programação técnica foi aberta por Marcelo Luís Gonçalves, sócio-consultor da Brain Inteligência Estratégica, que apresentou a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário da Baixada Santista, com dados atualizados sobre lançamentos, vendas e o comportamento do consumidor na região.
Marcelo destacou a importância do programa Minha Casa, Minha Vida para o mercado imobiliário nacional e apontou a baixa participação desse segmento na Baixada Santista, ressaltando ainda a relevância da Faixa 4, que “retira a classe média do limbo do financiamento imobiliário”.
O consultor observou também que, no terceiro trimestre de 2025, a região registrou redução no número de lançamentos, mas crescimento nas vendas, o que contribuiu para o consumo do estoque de unidades disponíveis. A valorização média do metro quadrado na região chegou a 12%, nos últimos 12 meses.
Na sequência, Diego Bonastre, gestor de Relacionamentos Estratégicos da Laís, apresentou a palestra “Imobiliária 3.0: A Era da Inteligência Artificial e Gestão de Dados”, demonstrando como o uso de tecnologias inteligentes pode transformar o desempenho comercial das imobiliárias e potencializar a tomada de decisão.
“A inteligência artificial é hoje uma aliada estratégica das empresas. Ela permite capturar e estruturar dados do cliente desde o primeiro contato, fornecendo diagnósticos precisos sobre o que ele deseja e ajudando a transformar informações em oportunidades reais de negócio. Ainda estamos muito longe de alcançar todo o potencial que essa tecnologia oferece”, comentou Bonastre.
O especialista também destacou que o uso da IA conversacional no pré-atendimento tem ampliado o alcance das imobiliárias e elevado o padrão de experiência dos clientes.
“A tecnologia permite atender 100% dos leads de forma humanizada e contínua, 24 horas por dia. Isso dá ao corretor e ao gestor uma base sólida para agir com eficiência e personalização”, completou.
O encontro contou com apoio institucional da ASSECOB – Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista, da AEAS – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, e patrocínio das empresas Maneco Imóveis, Manager Gestão Condominial, GM Financiamento Imobiliário, Grupo Patrol e Emiliano de Almeida Advogados Associados.
Fonte:Secovi
