Dados e curiosidades do Bairro Vila Mariana/SP

Dados do Bairro Vila Mariana : Vila Mariana é um bairro do município de São Paulo, situado na zona sul. Ele está no Distrito homônimo, tem área de 8,60 km2. A sua população é de 130.484 (2010) e sua densidade demográfica é de 15.173 Hab/Km2.

Bairro Vila Mariana/SP
Bairro Vila Mariana/SP

Curiosidades do Bairro Vila Mariana :

Esse bairro em São Paulo tem sua localização privilegiada, central e rodeada de excelentes vias como avenidas 23 de Maio, Paulista, Ricardo Jafet, Lins de Vasconcelos e rua Vergueiro e Domingos de Morais, o que proporciona fácil acesso e diversas opções de deslocamentos.

A Vila Mariana teve antes os nomes de Colônia e Cruz das Almas por conta de cruzes fixadas no bairro quando tropeiros foram vítimas de ladrões, ainda no século XIX. Em 1887, teve início o funcionamento das oficinas de Ferro Carril, na rua Domingos de Morais, e do Matadouro Municipal. Juntos, os estabelecimentos contribuíram com o progresso do bairro e o fizeram dar um grande salto para se tornar o que é hoje. O local que antes abrigou o Matadouro Municipal veio a se tornar a Cinemateca Brasileira. 

Alguns dos principais pontos em destaques da Vila Mariana são: Parque Ibirapuera, com área de 1.584.000 m2 inaugurado em 21 de agosto de 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido por renomados arquitetos entre eles Oscar Niemeyer.São incríveis 314 espécies de animais que dividem espaço com milhares de usuários. Importantes instituições de ensino, como o tradicional Colégio Marista Arquidiocesano, fundado em 1858, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), fundada em 1951, uma das mais relevantes do país no setor de comunicação, e o Centro Universitário Belas Artes, fundada em 1925 e reconhecido por seus cursos de destaque nas áreas de arquitetura, cultura, comunicação e artes. A Cimenateca Brasileira, instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Conta com duas salas de exibição equipadas para a projeção dos diferentes formatos existentes em seu acervo de filmes. As salas contemplam desde a clássica e quase rara película em 35mm (padrão desde o início do cinema) até as tecnologias mais recentes de cinema digital, então, absorvidas pelo mercado exibidor. Tem o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros. Instituto Biológico, inaugurado em 1945, construído principalmente para combater doenças. Mas sua atuação foi diversificada para “além” da saúde do homem, realizando pesquisas contra pragas, doenças vegetais e animais.

Colégio Arquidicesano – crédito Tecnisa

Você é proprietário de um imóvel em Pinheiros? Venda ou alugue mais rápido pelo Imóvel do Proprietário. Atráves de um único anúncio, ele poderá ser conectado automaticamente a mais de 15 sites e corretores especializados. Além disso você pode contratar alguns serviços para lhe ajudar na divulgação do seu imóvel: análise prévia documental com aplicação do Selo Imóvel Legal no seu anúncio e fotos profissionais que serão destaque nos inúmeros classificados e sites publicados. Gostou? Não perca tempo e anuncie. É Grátis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *